O vídeo postado no dia 07 de Agosto de 2013 mostra Gaga treinando o método de Abramovic para desenvolver habilidades de performar peças de longa duração através de experiências e treinos físicos e mentais.

Já criticado (sem razão), o vídeo foi retirado do youtube por conter cenas onde Gaga aparece completamente nua andando pela floresta de olhos vendados. Marina inspira muitos artistas novatos em performance com seus métodos de conhecimento próprio e seus conhecimentos sobre limites do corpo humano pelas suas performances que exploram a parte física e mental da artista.

Os cristais são muito usados por Abramovic como forma de experienciar as propriedades de mudança mental que eles podem oferecer. “Eles trabalham no subconsciente buscando à fundo a memória do passado para balancear com o consciente. Sólido, amplifica sonhos.” Seus trabalhos criam significado pela interação com a imaginação e sentimentos do público para restabelecer o estado mental destes pela artista.

Marina afirma que após sua obra no MoMA “The Artist is Present” sua concepção de arte x público mudou mais uma vez e ficou mais forte, indicando a ideia de um novo nível de apresentar arte performática, envolvendo totalmente o público, fazendo com que deixem de ser classificados como apenas público.

O vídeo faz parte da campanha da Kickstarter para levantar dinheiro para Marina Abramovic Institute, um museu em Nova York, onde a artista pretende contruir um prédio para armazenar seus trabalhos e inspirar novas gerações de artistas.

Para seu novo trabalho, ARTPOP, a participação de Abramovic se mostra muito importante, não só pelo reconhecimento da artista como pelas formas de interações que vêm sendo desenvolvidas há um ano com diferentes empresas parar aumentar o nível de interação da música e arte com o público, através de aplicativos.

Ao final do ano esperamos ver Gaga e Abramovic apresentando alguma obra já prometida no anúncio oficial do álbum, que vem no início de Novembro. Enquanto isso, resta apenas esperar e aproveitar o processo artístico para apreciar melhor o produto final.

Em entrevista para a MTV, Marina diz que ficou surpresa com a resistência e os limites da Gaga. “Ela é uma estudante ‘hardcore’. Eu tive que vendá-la e ela ficou na floresta por três horas, picada por mosquitos e aranhas, arranhada por arbustos. Foi impressionante. Qualquer fosse o exercício, ela completava até o fim, sem reclamar. E meus exercícios são bem pesados.”

Os exercícios propostos são todos para circular e controlar a energia corporal. “Ela nunca dizia que era demais, ela dizia, ‘eu quero mais’, toda hora”. Abramovic diz que sentia como se Gaga fosse sua filha no momento em que as duas estavam sentadas em bancos no rio de costas uma para a outra, de modo que o importante era a presença de dois seres humanos e não o ambiente.

“A ideia é que artistas, mesmo vendados, devem ter visões como o de um homem cego. Sentir com seu corpo inteiro. Ela estava nos campos e na floresta com a pura intenção de achar o caminho de volta para casa.”

Advertisements